segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sexo e Evolução

Olá pessoal, este artigo tem como objetivo tentar explicar como o sexo pode influenciar na seleção natural dos indivíduos e conseqüentemente na evolução. Primeiramente vamos discutir um pouco sobre reprodução sexuada e assexuada. Por que alguns organismos são assexuados e outros sexuados? Podemos perceber que a reprodução assexuada é muito mais cômoda, uma vez que o indivíduo não precisa gastar energia com gônadas, com corte e em atributos para conseguir uma fêmea e 100% da prole herda 100% de seus genes. Porém, embora a reprodução assexuada seja mais simples não ela tem tantos adeptos. Em comparação a reprodução sexuada é mais complexa: exige formação de órgãos específicos, produção de gametas, corte e tudo isso envolve muito gasto de energia que poderia estar sendo armazenado para manutenção da existência do indivíduo e, além disso, um parental só consegue transmitir 50% de seus genes, porém, todavia, entretanto, o que notamos no decorrer das árvores filogenéticas é que esse tipo de reprodução é aquele que consegue maior sucesso evolutivo, uma vez que proporciona a fusão de gametas e troca de material genético no crossing over da meiose, o que constitui uma válvula de escape para as constantes e imprevisíveis mudanças do meio, ou seja, se uma mudança, como a de temperatura ocorrer, por exemplo, os indivíduos que mais facilmente teriam a possibilidade de chegar à extinção seriam os assexuados, pois dentre os vários frutos de reprodução sexuada a probabilidade de haver indivíduos, cuja uma mutação o permita viver dentro desta alteração é grande. Respondido por que a reprodução sexuada é mais vantajosa, apesar de ser "cara", Ela garante a permanência dos genes, do que adianta conseguir transmitir 100% dos seus genes a um descendente se na menor alteração do meio simplesmente esses genes podem desaparecer???? Não estou dizendo que a reprodução assexuada não é viável, não é isso, mas ela pode ser muito vulnerável. Falemos agora de comportamento. Vocês sabiam que alguns indivíduos podem controlar os sexos de sua prole, as abelhas e formigas, por exemplo, podem armazenar espermatozóides dentro de si e liberá-los ou não para fertilizar os seus óvulos, como os machos são produzidos por meio de óvulos não fertilizados, ela consegue controlar o sexo. Além disso, são observados na natureza três tipos de comportamento sexual: promiscuidade, poligamia e monogamia. O primeiro refere-se ao macho que não sai fertilizando todas as fêmeas que permitem, ou em alguns casos como no de fecundação externa, simplesmente soltam seu esperma, zero de cuidado parental.
O segundo é característico de animais territorialistas que possuem haréns e o terceiro é o mais romântico é aquele tipo de relacionamento que vai além da cama (período reprodutivo) e ainda envolve cuidado parental e pode perdurar até depois da morte do companheiro.
Bom, enfim, como vcs acham que a fêmea escolhe o macho para pode estabelecer uma desses três tipos de relacionamento? Será que por cantada, email, flores e chocolates, QI. É claro que não é nada disso!! Vamos imaginar agora nos interesses que machos e fêmeas trazem inatos. Para os machos interessa deixar o maior número de descendentes possível, porém para as fêmeas além de deixar descendente é necessário que eles sejam MELHORES e que óbvio, sobrevivam até a fase adulta, daí o cuidado maternal. Pois é já dá pra adiantar alguma coisa??? Se as fêmeas desejam as melhores proles e deve selecionar os melhores machos all right? Mas alguém pode pensar por a fêmea ou por os dois não são responsáveis pela seleção de ambos melhores? Primeiro, um selecionando o outro não daria certo a chance de um Melhor encontrar outro seria mínima. E a fêmea por que ela tem uma maior gasto de energia com a produção de seus óvulos cuja quantidade é limitante para o processo de reprodução, ou seja, basta um macho, bem selecionado para fertilizar várias fêmeas, uma vez que a produção de gametas deste é mais constate e quantitativa, entendido?
Voltando à questão de como as fêmeas escolhem os machos... Elas escolhem de uma forma parecida com que vc escolhe seu namorado ou namorada pela aparência, pois é aquele macho que parecer à fêmea mais vistoso, ou grande ou mais ornamentado provavelmente será o escolhido. Mas vcs devem estar se perguntando será que o critério é a beleza??? Não é bem a beleza, mas sim o que está por detrás dela, a beleza é conseqüência, as fêmeas estão interessadas nas causas, mas como seria isso??
Exemplificando fica melhor, vejamos o caso de um animal que apresenta uma boa pele e por isso se apresenta bonito, essa boa pele é fruto de genes que o torna resistente a parasitas e isso é interessante para se ter num filhote e o principio é esse. Porém há outros casos mais implícitos de seleção, como por exemplo, a exuberante cauda de um pavão, se fizermos um experimento em um pavão aumentando-lhe a cauda em relação aos demais, em um determinado tempo iremos notar que ele obterá maior sucesso entre as fêmeas, isso por que além da cauda ser vistosa e maior denotando bons genes, essa cauda exagerada torna-se um empecilho em sua vida, tornando mais lento, pesado e visível aos predadores, e se com todas essas desvantagens ele ainda consegue sobreviver, para fêmea isso representa um sucesso evolutivo e seus genes são muito úteis para sua prole. Complexo, não? Agora eu deixo uma pergunta, como as fêmeas podem ter conhecimento dessa relação genes e fenótipos???? Espero que vcs tenham gostado!!

Nenhum comentário: