quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Árvore Filogenética I de Vertebrados


Olá pessoas!!!!!!

Bem, primeiramente vamos discutir o que seria uma árvore filogenética, traduzindo seria origem (genética) dos filos e é mais ou menos isso. Enfim o objetivo dos biólogos, e não só dos biólogos, é descobrir a origem da vida. Os geólogos, por exemplo tentam achar respostas estudando o planeta, os físicos a energia e os biólogos através das relações de parentesco e evolução entre os seres, não ajudou né? Tudo bem, vou melhorar.

Árvores filogenéticas são esquemas que tentam ordenar os seres vivos por meio do compartilhamento de estruturas iguais ou semelhantes que surgiram a partir de algum momento na escala evolutiva. Por exemplo, em peixes podemos observar uma imensa variedade de forma tamanhos e estruturas. Também sabemos que a vida surgiu na àgua e que alguns anfíbios vivem parte de sua vidas na agua e na terra. De posse dessas informações, podemos agrupar os peixes conhecidos e alguns fósseis de forma que o último seja mais similar possível ao anfíbio mais primitivo, demonstrando que entre os dois há um ancestral comum que por meio de mutações e evolução originou seres diferentes, mas que porém compartilham algumas características. É importante destacar que essas evidências não são tâo nítidas exigindo mais dos biólogos na hora de analisá-las. Um comentario muito comum entre as pessoas e que acaba sendo polêmico é a questão da origem do homem, este não "veio" do macaco, como costumamos ouvir, mas sim que temos um ancestral comum com os chimpanzés, uma prova disso é que a diferença entre nosso DNA e o deles é de 1%.

Nos próximos textos falaremos de peixes, anfíbios e répteis sempre iniciando pela suas respectivas árvores filogenéticas e depois por sua antomia.

Nenhum comentário: