domingo, 28 de setembro de 2008

1ª Lei de Mendel

Bom, mendel foi um monge e não um biólogo, como muitos podem pensar. Mendel ao fazer seus experimentos que lhe deram o título de pai da génetica não estava interessado em buscar respostas para a questão da hereditariedade, mas sim ele queria encontrar uma relações matemáticas na natura e resolveu estudar sementes de ervilhas.


A comunidade cientista contemporânea à Mendel estava muito interessada na questão da hereditariedade, uma vez que Darwin publicou a Origem das espécies neste período e apesar de sua célebre obra, Darwin não foi capaz de explicar a hereditariedade. Muitas teorias antes de Mendel foram criadas, agumas, hoje, são considereadas absurdas, como a o homuncúlo, mas outras como a de Aristóteles, de que um indivíduo é resultado da mistura de semens, foi considerada com um passo.


Bem, mas a questão é por que Mendel e sua descoberta foi ignorada por tanto tempo? A comunidade científica estava eufórica com Darwin e não estava muito interessada em um monge com um estudo de sementes de ervilha e um monte de contas. além do que, depois de lido o seu trabalho, a comunidade científica, para validar e universalizar o trabalho de Mendel, propôs a ele que repetisse o trabalho com uma outra planta específica. Porém Mendel não conseguiu estabelecer a mesma relação nesta planta e seu trabalho ficou restrito às ervilhas ficando esquecido por muito tempo.


Conforme o tempo ia passando e outros pesquisadores realizavam outras descobertas, o trabalho de mendel começava a fazer sentido, daí o termo usado a Redescoberta de Mendel, porém a essa altura esse já havia morrido.


Bem, depois desta introdução vamos falar sobre o que Mendel realmente descobriu.


Mendel atarves de sua observações descobriu que se ele cruzasse uma linhagem pura (aquela que só pruduzia um tipo de semente) verde com um outro tipo de linhagem pura (aqule que só produzia um outro tipo de semmentes) amarela e iria obter uma prole 100% um dos dois tipos de semente a amarela, a esse tipo que apareceu ele deu o nome de dominante. Assim se cruzar uma ervilha que só dá semente amarela com outra que só produz semente verde, você terá somente sementes amarelas. Porém Mendel descobriu que se vc cruzar essas as plantas resultantes dessas sementes amarelas que vc obteve, vc terá 3/4 de sementes amarelas e 1/4 de sementes verdes, o que Mendel fez foi achar uma explicação à esses números que se apresentavam constantes nos vários cruzamento que ele realizou.
Como Mendel era matemático, ele bolou um esquema algébrico, chamando de A a semente amarela dominante e a a semente verde recessiva também mendel concluiu que a obtenção desses da dados se davam aos fatores que atribuíam à ervilha sua cor, estavam duplicados, assim a ervilha amarela pura deve ser AA e a verde pura aa.


Mendel também afirmou que, só era possível obter ervilhas verdes a a partir de ervilhas amarelas se um dos fatores (verde) estive escondido em algumas desta ervilhas amarelhas e isso só pode ser possível se, na hora do cruzamento esses fatores que estão duplicados se misturem e se redistribuam (percebam o caracter estatísto do raciocinio!!!). então vamos numerar o racicínio de Mendel e depois daremos os nomes aos tópico que muito depois vieram a ser explicados:
  1. Os fatores que condicionam as cores nas ervilhas estão ao pares.
  2. Em dado momento no cruzamento esses fatores se separam e depois se reagrupam aleatoreamente.
  3. existe relação de dominacia e recessividade entre os fatores.

Em cima destas (ou mais ou menos destas) hipóteses foi postulada a 1ª Lei Mendel.

Os fatores estão sempre aos pares e no crumamento se separam rearanjando-se aleatoreamente.

Traduzindo: esses fatores aos pares são os genes, que durante a meiose se separam e na fecundação aleatoriamente se unem formando os indivíduos.

Nenhum comentário: