domingo, 28 de setembro de 2008

Clivagem e Gastrulação

Logo após a fecundação o zigoto, que é constituído por uma única célula precisa se dividir, para aos poucos originar um ser com um número variável de células. A esse processo de divisão celular pós fecundação damos o nome de clivagem, é importante notar que nesse processo de divisão celular somente o citoplasma é dividido entre as células-filhas que vão se formando. As células que estão se dividindo neste processo são chamadas de BLASTÔMEROS.


Como consequencia deste processo temos: formação de um número maior de células e especificação dos eixos corporais.

Durante a clivagem o volume citoplasmático não aumenta, assim as fases de crecimento celular G1 e G2 não ocorrem e ataxa de divisão celular e a disposição das células entre si é controlada pelas proteínas e RNAm pré depositadas na célula.


Diferentes seres vivos sofrem diferentes clivagens devido:

  • Concentração de vitelo: o polo rico em vitelo é denominado vegetal, e aquele pobre em viltelo é denominado de animal, é nele que o núcleo do zigoto está presente, no polo animal por ter pouco vitelo, as divisões costumam ocorrer mais rapidamente.


  • Padrões de clivagem com relação á concentração de vitelo:


  • Holobástica (igual, desigual) – o ovo divide-se completamente. Ocorre em ovos com pequena a moderada quantidade de vitelo.
    Ex. ouriço-do-mar, anfíbios e mamíferos. Produz ovos isolécitos, mesolécitos.


  • Meroblástica – apenas uma "capa" do citoplasma do ovo divide-se. Ocorre em ovos com grande quantidade de vitelo. Ex. peixes teleósteos, répteis e aves. Produz ovos centrolécitos e telolécitos.


Se o núcleo não tem muita participação no processo de divisão celular, quem controla esse processo????


Quem controla esse processo é o MPF vindo do óvulo, através de um ciclo de produção e degradação do mesmo, ou seja, quanto a célula está em mitose (M) o MPF está em alta e quando a célula está em S, e quase chaga á zero. O MPF só funcina da presença de ciclina B e cdc 2 as quais são sintetizadas por RNAm de origem materna armazenados no óvulo.


Desta forma, pode-se até dizer que o núcleo do zigoto tem pouca participação em todo o processo, e sua participação na formação de seus próprios RNAm servirá de transição da etapa de clivagem para blástula-média.



Blástula Média

É uma fase de transição de clivagem para gastrulação.Três eventos caracterizam esta fase:

  • Os intervalos G1 e G2 voltam a acontecer, o que permite as células crescerem


  • A sincronia das divisões celulares é perdida, uma vez que as células sintetizam diferentes reguladores de MPF


  • Novos mRNAs são transcritos, muitos codificando proteínas que serão importantes para a gastrulação.

Gastrulação

  • É nesta fase que são formados os folhetos germinativos ;


  • Este período é caracterizado pelo rearranjo celular que alteram a forma do embrião, denominado de movimentos morfogenéticos, são eles:

Nenhum comentário: