segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Família, Sociedade e Evolução

E aí, pessoal tudo bem?? Espero que sim, estou mandando mais um artigo para vcs, espero que gostem!!!!!

Hoje vamos falar das relações entre os indivíduos, aquilo que chamaremos de comportamento social que podem ser de cooperação ou antagonismo.

Os animais que vivem em grupos são organizados em hierarquias, nas quais o mais forte domina os outros, e isso é determinando por meio de combate entre os machos que se dispuserem a desafiar o líder. Bom, mas por que alguns animais preferem viver em grupos e outros não? Bem, viver em grupo traz algumas vantagens, as animais juntos podem caçar com mais facilidade assim como se proteger também, porém os recursos devem ser divididos, o que não acontece com um indivíduo solitário.

Indvíduos que vivem em grupo devem sujeitar-se ao comando de um único indivíduo, o qual será privilegiado em termos de recursos e acasalamento. Um outro fator de relevância para o assunto é a territorialidade, ou seja, característica de quem defende uma determinada área com objetivo de garantir recursos ou para fins de reprodução. Em alguns grupos o líder, juntamente com seu bando ocupa uma determinada área, cujo tamanho dependerá da quantidade de recursos, onde as tarefas de manutenção do lugar são divididas. Por exemplo, em bandos de pombos, a disposição geográfica dos elementos na área de forrageamento deixa bem claro a hierarquia de dominância, uma vez que os indivíduos com melhores posições sociais ficam no centro do grupo e alimentam-se tranquilos protegidos pelos menos favorecidos que devem exercer vigilância, e assim mal podem se alimentar, essas aves apresentam raquitismo e desnutrição.

Um outro tipo de organização social é observado nas abelhas, formigas e outros. Essas sociedades tem um diferencial em relação aos bandos, a rainha, ou seja, um indivíduo apenas com função reprodutiva, neste tipo de sociedade podemos notar a influência do propósito da manutenção e propagação dos genes. Como a rainha somente tem função reprodutiva, as outras abelhas da colméia, todas operárias, trabalham para trazer recursos e cuidar da prole de sua mãe, a rainha, ou seja, à elas é negado o direito de reprodução para que possam cuidar de suas irmã, e isso só parece ser possível pelo fato dessa prole ser irmã das operárias, ou seja ter grande possibilidade de compartilhamento dos mesmo genes.

Concluindo todas as relações entre os animais visa, de acordo com as peculiaridades de cada um, um melhor ajuste e propagação genética.

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Unknown disse...

BOM ARTIGO, PARABÉNS ME AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO.

ABRAÇOS. =)