A teoria cromossômica refere-se a todos os procedimento tanto de hipóteses quanto experimentais que fizeram com que os cientista viessem a descobrir e estudar a estrutura responsável pela hereditariedade: o cromossomo.
Como vimos Mendel supôs que fatores eram responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários, que eles estavam aos pares e se segregavam independentementes, tudo isso matematicamente.
Com a microscopia, os cientista podiam observar que durante alguns períodos, era possível notar o movimento de certas estruturas que se dispunham aos pares e depois se separavam e se duplicavam novamente, durante o processo de divisão celular denominado de mitose. a partir daí os cientistas conseguir traçar um pararalelo entre as descobertas de Mendel e os cromossomos.
Descobriu-se que os genes eram os responsáveis pela características que mendel observou e que eles são parte dos cromossomos, que estes estão duplicados e que se dividem na meiose para formar gametas com metade dos material genético dos genitores, para que na união dos gametas
o número de cromossomos se mantenha constante.
Para comprenender genética é necessário entender muito bem dois processos de divisão celular: Mitose e Meiose. destacaremos aqui os tópicos principais pára a compreensão de mapas gênicos.
- Mitose:
- células filhas identicas à celula mãe;
- na anáfase há a separação de cromossomos homólogos.
- Meiose:
- produção de gametas com metade dos cromossomos da célula mãe;
- dividida em duas etapas, na primeira ocorre de fato uma meiose, na segunda, uma mitose.
- na prófase I, ocorre a formação dos quiasmas e do crossing over.
- na anáfase I ocorre a separação das cromátides irmâs.
A partir destas informações poderemos comprender o próximo tópico: mapeamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário