Os peixes que conhecemos dividem-se em dois grandes grupos: os cartilaginosos e os ósseos.
Porém até chegarmos neste dois grandes grupos, vamos tentar mostrar a orim do que chamamos de peixes. Primeiro os peixes são pertencentes ao grande filo Vertebrata, daí temos suas sub divisões:
- CLASSE CYCLOSTOMATA: CICLÓSTOMO
São caracterizados por não possuirem poca circular, não podem morder, tem o corpo alongado. Ex Lampreias.
- INFRAFILO GNATHOSTOMATA.
São caracterizados pela presença de mandíbulas formadas pelo arco mandibular, dentes com dentina, tres canais semi-circulares, nadadeiras pares com esqueleto interno emúsculos, apoiados à parede do corpo através de cinturas, dentro dos ganathostomata temos:
- GRUPO DOS PEIXES CARTILAGINOSOS:
- CLASSE CHONDRICHTIES
Agora falaremos de peixes que não possuem esqueleto ósses e sim cartilaginoso. Nesta classe há duas subclasses principais: ELASMOBRACHII e HOLOCEPHALI. Na primeira estão englobadas os tubarões e raias e no seguindo as quimeras.
As quimeras, podem chegar a 1 metro, não tem dentes, mas sim placas dentíferas, fecundação interna e glandula de veneo na espinha dorsal,Vamos falar agora de Elasmobrachii, mais especificamente de:
- Tubarões
Os tubarões: Pleudermatas (com fendas branquiais na região lateral do corpo), possuem duas linhagens principaias> Esqualomorfes e Galeomorfes.
Quantos á hábitos alimentares podemos classificar os tubarões em:
- Carnívoros.
- Bentônicos.
- Filtradores.
Os tubarões possuem o fígado grande, cuja quantidade de óleo produzida por ele fará com que ele possa se locomover na coluna d'água.
Pra diferenciar um tubarão de uma raia usamos a posição de suas fendas branquias que estão dispostas lateralmente.
- Raias
As Raias possuem fendas branquaias ventrais, podem ser bentônicas ou pelágicas (ficam na superfícies) podendo ser filtradoras ou durofágicas (se alimentam de moluscos com carapaça). Possuem um aestrutura denominada de espiráculos, que ventilam as branquias uma vez que esssas ficam muito próximas do solo. Podem ser ovíparas ou vivíparas. Nas vivíparas os filhotes se alimentam da secreção expelida pelo sistema reprodutor da mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário