Logo após a fecundação o zigoto, que é constituído por uma única célula precisa se dividir, para aos poucos originar um ser com um número variável de células. A esse processo de divisão celular pós fecundação damos o nome de clivagem, é importante notar que nesse processo de divisão celular somente o citoplasma é dividido entre as células-filhas que vão se formando. As células que estão se dividindo neste processo são chamadas de BLASTÔMEROS.
Como consequencia deste processo temos: formação de um número maior de células e especificação dos eixos corporais.
Durante a clivagem o volume citoplasmático não aumenta, assim as fases de crecimento celular G1 e G2 não ocorrem e ataxa de divisão celular e a disposição das células entre si é controlada pelas proteínas e RNAm pré depositadas na célula.
Diferentes seres vivos sofrem diferentes clivagens devido:
- Concentração de vitelo: o polo rico em vitelo é denominado vegetal, e aquele pobre em viltelo é denominado de animal, é nele que o núcleo do zigoto está presente, no polo animal por ter pouco vitelo, as divisões costumam ocorrer mais rapidamente.
- Padrões de clivagem com relação á concentração de vitelo:
- Holobástica (igual, desigual) – o ovo divide-se completamente. Ocorre em ovos com pequena a moderada quantidade de vitelo.
Ex. ouriço-do-mar, anfíbios e mamíferos. Produz ovos isolécitos, mesolécitos. - Meroblástica – apenas uma "capa" do citoplasma do ovo divide-se. Ocorre em ovos com grande quantidade de vitelo. Ex. peixes teleósteos, répteis e aves. Produz ovos centrolécitos e telolécitos.
Se o núcleo não tem muita participação no processo de divisão celular, quem controla esse processo????
Quem controla esse processo é o MPF vindo do óvulo, através de um ciclo de produção e degradação do mesmo, ou seja, quanto a célula está em mitose (M) o MPF está em alta e quando a célula está em S, e quase chaga á zero. O MPF só funcina da presença de ciclina B e cdc 2 as quais são sintetizadas por RNAm de origem materna armazenados no óvulo.
Desta forma, pode-se até dizer que o núcleo do zigoto tem pouca participação em todo o processo, e sua participação na formação de seus próprios RNAm servirá de transição da etapa de clivagem para blástula-média.
Blástula Média
É uma fase de transição de clivagem para gastrulação.Três eventos caracterizam esta fase:
- Os intervalos G1 e G2 voltam a acontecer, o que permite as células crescerem
- A sincronia das divisões celulares é perdida, uma vez que as células sintetizam diferentes reguladores de MPF
- Novos mRNAs são transcritos, muitos codificando proteínas que serão importantes para a gastrulação.
Gastrulação
- É nesta fase que são formados os folhetos germinativos ;
- Este período é caracterizado pelo rearranjo celular que alteram a forma do embrião, denominado de movimentos morfogenéticos, são eles:
Nenhum comentário:
Postar um comentário